
Por Gilson Alves www.variadosnoticias.com.br
Nesta semana, saiu a decisão de se construir um túnel para resolver de uma vez por todas o problema do Portão do Inferno, para resolver a situação “caótica” pela qual está passando a Cidade de Chapada dos Guimarães!
Em primeiro lugar, algum parlamentar deverá entrar com uma proposta para mudar o nome do lugar de Portão do Inferno para Túnel do Inferno ou Entrada do Céu, pois o nome não fará mais sentido, uma vez que não se avistará mais a cratera ali existente.
Em segundo lugar, pelo menos até onde eu sei, aquelas rochas são arenosas e, se isso for verdade, ao entrar com maquinário para a construção do túnel, poderá haver um desabamento. Se desabar antes de terminar a obra, o serviço estará perdido e o dinheiro público mais uma vez mal investido. Se desabar depois, será o verdadeiro “inferno”, pois poderá matar pessoas que por ali estiverem passando.
A verdade é que o Governo Mauro Mendes não quer gastar com algo verdadeiramente definitivo, por ser uma opção mais cara, porém verdadeiramente segura, e que manteria e preservaria o local com seu nome original “Portão do Inferno”, que seria um viaduto com pistas largas e estacionamento para veículos, onde os turistas poderiam contemplar a natureza e fotografar, talvez até fazer um lanche e continuar seu passeio para a Chapada. Um lugar seguro onde os caminhões poderiam transportar mercadorias de forma mais barata para a cidade.
Quer fazer mais uma experiência com o dinheiro do trabalhador? Ele já gastou 10 milhões tentando fazer tal retangulamento, que não deu certo. Agora vai tentar um túnel incerto e gastar talvez mais 10 milhões e ainda não estará mais aí para responder e nem entregar a obra, pois deixa o governo no princípio do próximo ano para ser candidato ao senado (e será vetado) nas urnas pelos funcionários do TJ e os demais funcionários públicos.
Deixará Otaviano Pivetta, seu atual vice, com a bomba, que por sua vez também não entregará a obra, uma vez que seu mandato termina em janeiro de 2027 e a obra só estará, se tudo der certo, depois desse prazo. Otaviano é candidato ao governo, se vencer entrega a obra, se perder entrega a bomba para o próximo governador.
“Sei que nada sei”, como disse Sócrates. Mas acho que o final será infeliz. Mauro não será senador, Pivetta não será governador e a novela só terá fim no próximo governo (Jaime, Wellinggton Fagundes ou um terceiro nome) que, com certeza, construirá um viaduto em 2028,pois será a única opção.
Obs: abaixo vc pode ver e consultar o google sobre o terreno da MT 251
As condições das rochas na rodovia MT-251, especialmente no trecho conhecido como Portão do Inferno, são de risco de deslizamento devido à instabilidade geológica natural da área e a presença de rachaduras.
Especialistas alertam que a área é geologicamente instável e que novos desmoronamentos podem ocorrer, embora o cronograma exato seja imprevisível. A Sinfra-MT está autorizada a realizar intervenções para a reabilitação estrutural da área.

Comentários